Sei que existe por aí muitas mulheres que namoram caras que tem filhos, ou que estão esperando um filho de outra pessoa, mas o relacionamento com a mãe da criança não deu certo, então é natural que sigam em frente.
E você, mesmo sem querer acaba assumindo um papel de madrasta, ou "mãedrasta", como eu prefiro chamar...rs
Normalmente as pessoas não tem uma boa imagem das madrastas. Só porque o filho não é delas, não tratam bem, maltratam, isso se deve também a histórias da Disney da Cinderela e Branca de Neve que pintaram as madrastas de uma forma ruim, mas não precisa ser assim e não é sempre assim!
Conheço madrastas que são melhores que as próprias mães, acreditem!
Entrar em um relacionamento assim parece ser algo assustador e preocupante, e posso falar com propriedade que não é fácil mesmo, mas existem algumas coisas que podem ajudar a manter a harmonia no relacionamento com a criança e consequentemente manter o seu namoro feliz.
1 - Os filhos sempre vem em primeiro lugar:
Você precisa entender e aceitar que a criança sempre virá em primeiro lugar. Crianças pequenas tendem a precisar mais dos pais para levarem ao médico e escola. E as vezes o programa que tinha planejado terá que ser cancelado de ultima hora.Então mantenha sempre a calma e tenha paciência, pois isso pode vir a acontecer várias vezes.
Crianças adolescentes também precisam muito da atenção do pai, e tendem a sentir ciúmes e não aceitar que o pai tenha outra pessoa na vida dele que não seja sua mãe.Nesta fase é muito importante que você tente conquistar o filho do seu companheiro, sendo amiga e cúmplice. Mas deixe bem claro que o respeito entre vocês nunca pode faltar.
E quando ocorrerem situações em que a criança ou o adolescente forem desrespeitosos(as) com você, não caia nas provocações, mantenha a calma por mais difícil que seja. E quando os ânimos estiverem mais calmos peça ao pai da criança que converse com o filho ou filha sobre o ocorrido para que não se repita. O importante é não perder a linha para não criar uma inimizade com a criança e dar motivos para ela não gostar de você futuramente.
2 - Construa um laço afetivo com a criança:
Quando você conhece a criança desde bebê, acompanha os primeiros passinhos, primeiras palavras, ajuda a cuidar, trocar fraldas e alimentar, é natural que o laço afetivo entre vocês dois seja mais forte do que quando a criança já é crescida e já entende o que acontece ao seu redor, neste caso, você precisará começar do zero. Não espere que do dia pra noite a criança irá te idolatrar só porque você comprou presentes e doces, ou levou no parque de diversões. Uma relação de "mãedrasta" requer tempo, dedicação e até mesmo alguns sacrifícios. Então vá com calma e tenha paciência, seja gentil, divertida e amiga, que cedo ou tarde a criança ira perceber o quão bacana você é, e que as barbaridades que a mãe dele inventa a seu respeito não são verdade. Isso não acontece sempre, mas é muito comum quando a mãe da criança muitas vezes é imatura ou tem muitos ressentimentos do relacionamento que não deu certo e ciumes da criança e começa a fazer intrigas entre você e o filho. É complicado lidar com isso, mas seja superior e seja você mesma que um dia as coisas vão ser o que na verdade são!
3 - Entender o seu papel na vida da criança é FUNDAMENTAL.
Tem mulher que mesmo não sendo mãe, já nasceu pronta para ser uma. (Eu) rsrs
E isso é sem dúvida maravilhoso, já facilita muito as coisas, porém pode ser um perigo também. Pois você pode começar a assumir um papel que não é seu, afinal, vale lembrar que você não é a mãe, mesmo que se sinta assim as vezes. Então segue abaixo a listinha do que você não deve fazer ou deve evitar fazer:
- Não fique dando palpites negativos sobre a educação da criança. Dar idéias, ou conversar sobre o assunto, talvez, de vez em quando, de maneira sutil. Caso contrário, ficar discordando de tudo, pode causar problema entre você , a mãe e até mesmo o pai. Evite essa situação, você não precisa assumir a responsabilidade da educação do filho do seu marido ou namorado, por mais que o ame. É claro que isso não significa que você irá ver a criança sendo travessa e rebelde e não fazer absolutamente nada. Se já tiver construído uma relação, se tiver afinidade com a criança, pode e deve repreendê-la, chamar para conversar, mas sempre de forma amorosa, e ao mesmo tempo impondo respeito.
- Se o pai disse NÃO, não o desautorize jamais!
- Evite excesso de demonstrações de carinho na frente da criança, isso pode gerar um mal-estar e a criança pode achar que está perdendo o pai e ficar com ciúmes. Isso acontece mesmo... Então evitar é bom!
- Jamais fale mal da mãe para os seus enteados. Isso pode fazer com que eles fiquem contra você. O ideal é que vocês duas tenham uma boa relação. Se tiver abertura ( fale com seu marido ou namorado antes) para que vocês conversem e deixe claro que você não quer tomar o lugar dela, e pretende ser uma boa pessoa para os filhos dela. Se ela for madura e bem resolvida, irá te receber bem e concordar que isso é o melhor as crianças. Afinal, pra que ficar remoendo o passado não é mesmo?
4 - Incentivar a aproximação entre pai e filhos.
Já ouvi tantas histórias de mulheres que tinham ciúmes dos filhos com seu namorado ou marido, queriam competir e disputar atenção do mesmo com a criança. E faziam de tudo para afasta-los. Tem coisa mais absurda que isso?
Por favor mulheres, namorada/esposa é uma coisa, filho outra bem diferente. Filhos NÃO SÃO ameaças pro seu relacionamento. Não são se você não os transformar em uma. Use isso para seu benefício e ao invés de disputar o tempo junto com seu companheiro e os filhos dele, que tal passarem o tempo todos juntos?
Claro, todo casal precisa de momentos a dois, mas com uma criança envolvida, esse tempo tende a ser menor, acredite. Mas para tudo nessa vida há solução, então encontre a sua!
5 - Ajude a cuidar da criança.
Você não é a mãe? Ok. Mas a partir do momento que você está em uma relação séria, e pretende construir uma vida com o pai da criança, você deve sim ajuda-lo com os cuidados da mesma. Dar banho, comida, ajudar a escolher a roupinha, repreender e orientar quando necessário. Ajude seu namorado/marido a escolher presentes, comprar coisas que a criança gosta de comer no final de semana em que ela for visita-los. Se a criança quiser ir ao parque, MC Donald's, shopping e etc, compre a ideia e ajude-a a convencer o pai. Ela terá você como amiga e aliada. Essas e outras coisas farão toda a diferença. A criança sentirá mais confiança em você e se aproximará cada vez mais.
6 - Não questione os gastos que o pai tem com o filho.
Se você não concorda, tente pensar que se fossem seus filhos, você também iria querer dar o melhor para eles. Generosidade nunca matou ninguém. Tente ser generosa também. Nada impede de você comprar brinquedos, roupas e sapatos para o filho(a) dele. Isso além de ajuda-lo, irá agrada-lo e a criança também. (Problemas com esta questão eu não tenho, até me controlo para não exagerar. Porque eu simplesmente AMO comprar presentes pro filho do meu namorado. rsrs)
E depois de todas essas dicas amigas, tenho que contar pra vocês: É MARAVILHOSO ser uma BOAdrasta!!! Mas é péssimo para todos ser uma MÁdrasta!
Sei que existem diversos fatores que podem vir a dificultar a sua tentativa de ser uma mãedrasta. Cada pai é de um jeito, o filho, a mãe e você são diferentes. não é fácil mesmo!!!! Mas não é impossível ter uma boa convivência com os filhos do homem que você ama.
Todo relacionamento é construído. Não é da noite para o dia que você irá ama-los e vice-versa.
Mas você é a adulta então cabe a você construir o laço afetivo entre vocês, tijolinho por tijolinho.
Seja sincera nas suas atitudes e sentimentos por essa criança. Não adianta fazer algo se não for de coração, demonstrar sentir o que na verdade não sente. Dedique um pouco do seu tempo pra eles e torne a relação de vocês cheia de carinho, leveza, de amizade e muito amor. Com certeza receberá também muito amor em troca! Ser mãedrasta é ter um filhinho do coração! É amor demais!♥♥♥♥
Espero que essas dicas ajudem a você que talvez esteja passando por essa situação.
Eu também vivo isso há 4 anos. E confesso que é delicioso, meu instinto maternal se delicia quando ele está comigo. E ele faz parte da minha vida, assim com faço parte da vida dele também. Temos muito carinho um pelo outro, amizade e cumplicidade. Brincamos, rolamos, rimos, pintamos e tudo o que vocês possam imaginar de mais gostoso, mas é claro, também brigamos quando precisa (rsrsr). E eu acho que são essas pequenas coisas que devemos considerar e guardar no coração. Criança é criança. São levadas, sapecas, as vezes fazem mais bagunça do que o normal. A diferença estará no que você fará nos momentos de rebeldia, nunca deixando a impaciência ultrapassar os limites do amor e carinho que vocês tem e precisa ser alimentado sempre!
E ai qual a sua dificuldade em ser "Boadrasta"? E qual a melhor parte pra você?
Contem pra mim!!! =D
Beijão pra todos e fiquem com as fotinhos do enteado mais fofo do universo!




Mulher você escreve muito bem, adorei o post, seria uma situação bem complicada, mas fazer amizade com a criança é o ideal ;) http://viciadasembatom19.blogspot.com.br/
ResponderExcluirObrigada flor...Realmente não é facil...mas com amor a gente vence qualquer barreira.Bjss e obrigada pela visita e comentario...♥
ExcluirMiih, o post é muito bom e vc escreve pacas, (sem querer ser a mãe chata!!) vale lembrar uma coisa muito importante, mesmo que a mãe da crianças seja madura o suficiente, sempre haverá a preocupação da criança criar laços com vc e, talvez, voce não dure tbm na vida dela. Infelizmente alguns pais aproximam suas namoradas de seus filhos de forma mto prematura, geram laços que não duram. Tenho um filho que vive nessa situação, até eu ficar firme com o meu namorado, eu não o apresentei ao meu filho. Esperei para ver qual ia ser o rumo da relação. Hoje estamos casados a 10 anos!! E posso dizer q ele é um pai maravilhoso. Mas o pai biologico não fez isso, nesses 10 anos ele já apresentou uma namorada, uma esposa e outra namorada. São pessoas que criam vínculo com meu filho e de repente vão embora. É como repetir o processo de separação inumeras vezes e isso magoa a mãe! Mas se o cara for responsável mesmo, TUDO QUE VC FALOU PROCEDE!!! Ter paciencia é fundamental! E outra dica para as meninas nessa situação, não achem que pq vcs tratam as crianças de forma perfeita, eles vão continuar com vcs. (também aconteceu isso com uma das namoradas do pai, achava q ele nunca ia terminar com ela pq ela era outra mãe pro meu filho e ele nem pensou nisso quando terminou com ela.) Falei mto eu sei, mas é um assunto que vivo todos os dias! rsrsrs
ResponderExcluirParabéns pelo seu relacionamento e não estou falando do seu namorado!!! rsrsrsrs
Convido você a ir lá no meu blog, São crônicas sobre a vida, as dores, os amores e tudo mais.
bjoks
www.acheiaspalavras.blogspot.com.br
É sempre bom ouvir a opinião do outro lado Lu...Vc não foi a mãe chata...E vc tem razão...Tenho uma amiga que vive algo parecido com o ex marido dela...E isso acho que nenhuma mãe gostaria...E acho que todo o pai ou até mesmo mãe, que se preocupe com a felicidade do filho esperará o tempo certo para criar esse laço entre filho e namorado(a). E claro que o fato de tratar perfeitamente o filho não fara com que o relacionamento dure ou ele não ficara com a pessoa por isso... Mas se for o contrário, o relacionamento também não dura...rsrsrs... E no meu caso, conheci o filho do meu namorado quando tinha meses de vida... Pois começamos a namorar antes mesmo dele nascer...e meu vinculo com ele é forte demais... E isso é bom, mas também é ruim, porque se no futuro, Deus me livre, mas nunca sabemos o dia de amanhã, e eu me separar dele, terei que me desapegar de duas pessoinhas... E será dificil..rsrs...Mas obrigada por ter tido a paciencia de ler meu post imenso e comentar... Bjss querida...Volte sempre!!!
ExcluirNossa Mih! Amei seu post, já tive uma amiga que não queria aceitar a madrasta, mas com o tempo elas se entenderam e ver o que um em comum com o outro ajuda muito! Adorei, você escreve super bem, parabéns!
ResponderExcluirBeijos liiiinda,
http://www.chrisbrandelero.com/
Obrigada Chriiisss....rsrs...Para ambos os lados muitas vezes não é fácil mesmo...Bjs flor...volte sempre...
Excluire uma situação de paciensia seu post vai servi muito pra mulheres que estão nessa situação
ResponderExcluirVerdade querida...Bjs
ExcluirBoa noite!
ResponderExcluirEstou lhe seguindo através do CBBlogers!
siga-me também! Blog reformado! http://i-banshee.blogspot.com.br/
Já te segui Bianca...Obrigada
ExcluirOlá, Miih! Parabéns pelo post e por ter sido também uma das escolhidas no Top Blogs da Semana! O assunto foi abordado de uma forma super bacana! Eu penso como você e acredito que a gente deve pautar nossa existência na Terra semeando o bem, buscando sempre levar a paz e a harmonia aonde vamos. Nem todos nos entenderão mas eu ainda acho que é possível aprender pelo amor e não pela dor! Tudo de bom pra você e para todos ao seu redor!
ResponderExcluirBeijos!
Oieee Ana Paula...Obrigada pela visita e comentário...
ExcluirMas em que site fui escolhida como Top Blogs da semana??? Estou curiosa...Não achei...Me fale, please...rsrsrs...Bjss...
Bom dia
ResponderExcluirVim para sua pagina atraves do CBBlogers
estou te seguindo
um abraço
blog: www.vidaviagemebagagem.com.br
Fanp: https://www.facebook.com/VIDAVIAGEMEBAGAGEM.COM.BR
Twitter: @AndresaVarize
Bom dia
ResponderExcluirVim para sua pagina atraves do CBBlogers
estou te seguindo
um abraço
blog: www.vidaviagemebagagem.com.br
Fanp: https://www.facebook.com/VIDAVIAGEMEBAGAGEM.COM.BR
Twitter: @AndresaVarize
Ola...retribuindo...bjss
ExcluirLindo texto !! Parabenssss Miih!!!
ResponderExcluirObrigada Uil ♥ bjss
Excluir